Os adultos compraram mais brinquedos para si próprios do que para qualquer outra faixa etária no último trimestre, pela primeira vez, superando os brinquedos até mesmo para o mercado pré-escolar, historicamente dominante.

Consumidores com 18 anos ou mais gastaram US$ 1,5 bilhão em compras relacionadas a brinquedos no período de janeiro a abril, ultrapassando a faixa etária de três a cinco anos como a faixa etária mais importante para a indústria de brinquedos.

Os dados são de um novo relatório da empresa de pesquisa de mercado Circana.

Olhando para um período mais longo, o relatório indica que 43% dos adultos compraram um brinquedo para si próprios no ano passado, sendo as principais razões para diversão pessoal, socialização e coleção.

Cartões colecionáveis, Squishmallows (que estão na moda em todas as faixas etárias), conjuntos de Lego e brinquedos esportivos estavam entre os brinquedos mais procurados no período, disse o relatório.

À medida que os adultos brincam cada vez mais com brinquedos, a tendência é um bom presságio para contrariar o declínio nas vendas globais de brinquedos.

A companhia disse que as vendas em dólares da indústria de brinquedos caíram 1% até abril, em relação ao mesmo período do ano anterior, mas ainda aumentaram 38% em relação a 2019.

“Os ventos favoráveis, como o crescente mercado de brinquedos para adultos e o poder de compra das famílias e dos avós com rendimentos mais elevados, impulsionam tendências positivas”, disse Juli Lennett, vice-presidente e consultora da indústria de brinquedos da Circana, no relatório.

“No entanto, fatores adversos como o aumento da dívida das famílias, o abrandamento do crescimento do PIB e a flutuação da confiança dos consumidores indicam desafios potenciais.”

Parte fundamental da ‘idade adulta’ envolve brinquedos

Embora os adultos sempre tenham comprado brinquedos para si próprios, alimentados pelo mercado de colecionadores de marcas como Barbie e Hot Wheels, esse nicho de mercado, segundo especialistas do setor, se tornou popular nos últimos cinco anos.

A pandemia foi um importante catalisador para isso.

“Durante a pandemia, quando as pessoas tinham muito dinheiro e tinham tempo para ficar em casa, seja com a família ou sozinhas, queriam se reconectar com os brinquedos que as faziam felizes quando crianças”, disse James Zahn, editor-chefe da Industry Trade, em entrevista à CNN.

Mas as pessoas que já eram colecionadoras de brinquedos naquele ponto aumentaram seu interesse. “Estamos falando de tudo, bonecas, bonecos de ação e veículos fundidos”, disse.

“Fora dos colecionáveis, jogos de tabuleiro, conjuntos de construção Lego, cartas colecionáveis, que estão extraordinariamente quentes novamente, também estão despertando o interesse adulto.”

Alguns fabricantes de brinquedos, pontua Zahn, estão lançando agora novos produtos diretamente para a população adulta.

“De janeiro a abril, na categoria de bonecos de ação, os dois principais novos itens lançados foram itens que as crianças não vão comprar”, afirmou Zahn.

“O item número 1 é a coleção de bonecos de ação X-Men 97 Marvel Legends da Hasbro, inspirada em uma série animada voltada para o público adulto.”

O segundo novo item mais badalado do período é um capacete de role play Star Wars The Black Series Clone Caption Rex da Hasbro. “É um item colecionável de US$ 130 que basicamente parece um acessório de filme”, disse ele.

Enquanto isso, os antiquados kits de modelagem que antes eram populares entre os compradores mais velhos foram substituídos por conjuntos de Lego.

“Essa ideia muito terapêutica de sentar para criar algo próprio quando adulto tem um novo formato, de um kit de modelo tradicional a um conjunto de construção”, afirmou Zahn.

“A Lego conquista muito desse mercado para maiores de 18 anos.”